
O Lumics é um coletivo ligado a fotografia com várias frentes de atuação na área.
Acreditamos no poder de uma boa história contada por fotografias, de gerar diferentes parcerias com expertises únicas, da educação que cria e liberta e de projetos transformadores.
Com três anos de estrada, dois países diferentes e uma missão de narrar momentos por meio de imagens, buscamos eternizar sensações e alcançar o máximo de pessoas possíveis com a linguagem fotográfica.
Equipe
Tainá Xavier reside em Brasília. É produtora cultural, fotógrafa e artista visual. Formada em Ciências Biológicas e Museologia pela Universidade de Brasília. Na fotografia, tem formação pelo Espaço f/508 de Cultura e Espaço NAVE. Atua no Fotocoletivo Lumics, no qual realiza trabalhos comerciais, autorais e produz eventos de arte e cultura. Compõe o Clube de Colagem de Brasília, que visa proporcionar estudos, produção e divulgação de trabalhos em colagem. Ministrou aulas no Espaço f/508 de Cultura, Espaço Cultural Renato Russo de Brasília e Espaço NAVE.
Em seu trabalho autoral individual encontram-se, principalmente, projetos com as linguagens da fotografia, colagem e escrita como possibilidades poéticas para a expressão artística. Seus interesses perpassam questões político-sociais e filosóficas.
Participou de mostras coletivas, dando destaque a “Noviembro Fotográfico” (Havana, Cuba), “Garcia Lorca: trajetórias imagéticas entre o traço e o verbo” (Instituto Cervantes de Brasília), “Reinvenções Afetivas” e “20.18” (Espaço f/508 de Cultura) e “Onde anda Onda III” (Espaço Cultural Renato Russo). Em 2020, participou do Jornal Jararaca e das exposições virtuais da Universidade do Papel e Galeria Recorte.


Lucas Ramos vive em porto, Portugal. É fotógrafo, professor, produtor cultural e gestor. Durante sua licenciatura em História investigou a história da fotografia no Brasil, a filosofia da imagem e como estas alteram a opinião do público geral. Tem formação em fotografia pelo Espaço f/508 de Cultura e atua na área fotográfica a sete anos. Participou como voluntário nas atividades do laboratório químico de fotografia analógica da Universidade de Brasília.
É co-fundador do Fotocoletivo Lumics no qual realiza serviços comerciais de fotografia, fotografia de autor e produz eventos culturais/artísticos. Ministrou aulas no oBarco Estúdio, no Espaço f/508 de Cultura, no Espaço Cultural Renato Russo e no projeto Fotolata: Arte e Ciência.
Lucas utiliza da fotografia analógica e digital para realizar seus projetos artísticos. Incorpora alterações manuais e tecnológicas em sua imagens que geralmente tratam assuntos sobre decadência e os limites da percepção.
Atualmente é mestrando em Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade Católica do Porto com projeto para a comunidade de produtores de imagens. Participou da mostra coletiva Abandoned Landscapes da SE Center of Photography em Greenvile, EUA.